terça-feira, 26 de março de 2013

LongBow - construção

Olá!

Seguem fotos do progresso de fabricação do meu LongBow!

Madeira: Ipê
Comprimento: 71"
Puxada: ?
Libras: ?

Aqui só está o começo, mas conforme eu for fazendo, vou postando mais fotos.


Aí a madeira ainda crua



Já com as marcações dos cortes



 Depois de muito serrote



 Riser






 Manualmente, como os antigos. Não é nostalgia, não. É falta de equipamento mesmo. heheh





 Lixando






 Começando o riser



 Tá melhorando, mas ainda falta muito




ATUALIZAÇÃO (12/04/2013)

Seguem as fotos da conclusão do arco.

Ficou muito bom. Como fiz este para uma amiga (mulher), então deixei ele com umas 30Libras, pois ela está começando, mas na minha primeira medida tinha ficado com 45Lb, daí dei uma lixada para afinar um pouco a lâmina e coloquei o couro como Backing ao invez do Bambu que iria usar no inicio.


 Muita, muita lixa...








 Fazendo o Tilering dele, aqui é a hora que dá medo! hahahahah

 Curvando lentamente e torcendo para não quebrar. Muito tenso, essa hora!


 Primeiros testes, ainda sem o backing ou acabamentos


 Colando o Backing. Como eu não tinha prensa ou algo do tipo, usei tudo o que eu tinha de pesado. Não é o mais aconselhado, mas funcionou.




Agora ele já Concluído:










 Detalhe no Riser

 Meu filho se "achando"!




Esta é um registro com fotos do inicio ao fim.

Espero que temham, gostado! Lembrando que este é o primeiro Long que faço.


PAX et LUX!
93.93/93




12 comentários:

  1. Legal vou acompanhar a fabricação ..
    abs
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
  2. ficou meu bom! Show mesmo! Vou seguir seu passo a passo e tentar fazer um pra mim! Qual a finalidade do Tilering???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você faz o Tilering para a madeira se acostumar com a curvatura e você poder ver s as lâminas estão envergando de forma igual, ou seja, uma não pode envergar diferente da outra. Assim você pode ir ajustando até ficar perfeiro. Aqui é onde na maioria das vezes o arco quebra. Então faça o Tilering antes de fazer outros acabamentos mais trabalhosos

      Excluir
  3. Tilering é feito para poderes ver se as Lâminas estão parelhas e se curvando em harmonia, podendo assim consertar o que estiver errado. A curvatura deve ser suave e homogênea. Também serve para ver se o arco não vai quebrar. Melhor que quebre nessa hora, do que depois de gastar horas de trabalho em acabamentos.

    ResponderExcluir
  4. Therion vc usou o que no back?

    ResponderExcluir
  5. cara, muito detalhado acabamento exelente, parbéns, de que material foi feito o Backing? você poderia fornecer o molde do desenho da empunhadura? frente e lateral. muito obrigado vou me empenhar em fazer um desses.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá! Comprei um caibro de Ipê champagne. Já veio seco.

      Excluir
  7. Muito bom mesmo, trabalho de profissional, vou tentar fazer um, por favor me informe que cola você usou para backing. Valeu

    ResponderExcluir